Sucessão e Melhores Práticas de Governança

Sucessão e Melhores Práticas de Governança

Por Wellington Bastos Barreto

“Meu avô fundou a Lupo em 1921 e ficou à frente dos negócios por 20 anos. Em seguida vieram os filhos mais velhos e, depois, os mais novos, num processo lento e sem sobressaltos. Na terceira geração surgiu o choque, com o estilo de gestão vigente e afloraram dificuldades de consenso entre os primos. A turbulência começou a afetar os resultados da empresa e resolvemos optar por um sistema de governança, o que não era muito comum na época. Planejamos, então, a sucessão, estabelecendo um ordenamento em que a prima mais velha ficou à frente dos negócios. Atualmente, discutimos sua sucessão, que deve ser para um profissional do mercado. Atuo como membro do conselho, mas fiz uma carreira fora da companhia, chegando a presidir a Reebok, a Umbro e a Kappa do Brasil. Hoje, estou empenhado também com a missão importantíssima : o engajamento da quarta geração da Lupo, em um esforço que enfatiza o papel de proprietários responsáveis e o compromisso com a perenidade do negócio.”

A história acima, contada por Elvio Lupo Jr, sócio e membro do Conselho de Administração da Lupo S/A mostra a maturidade que a da empresa teve, trazendo consigo o desafio da necessidade de adaptação e renovação. Se assim não fosse certamente os negócios teriam declinado e a Lupo talvez desaparecido.

É muito importante para o fortalecimento, continuidade e perenidade de qualquer negócio, um conjunto de fatores entre os quais, o foco na Governança Corporativa, permitindo que boas práticas de governança possam ser avaliadas, tais como: – existência de bons acordos societários ou planos de sucessão e transição bem elaborados e colocados em prática. A Lupo foi feliz em ter desde cedo órgãos de de deliberação, tais como Conselhos, instalados e funcionando para valer.

0 comments on “Sucessão e Melhores Práticas de GovernançaAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.